Observação sobre o desaparecimento dos quintais nas casas urbanas de São Paulo
O termo quintal designa um pequeno espaço localizado na frente, atrás ou do lado da casa ocupado com um jardim ou horta . O quintal é um resquício da vida rural no contexto urbano, e de uma ligação íntima e vital entre humanos e plantas, seja porquê elas são uma fonte de alimentação, por suas propriedades medicinais ou simplesmente pela beleza ornamental que proporcionam.
Por que em São Paula são tão comuns quintais completamente pavimentados e impermeabilizados com cimento e azulejos, sem nenhuma abertura que disponibilize um contato com o solo?
Meu diagnóstico é o de um possível sintoma de terrafobia que teria se contagiado entre os habitantes da urbe. Sua origem viria da ideia de que o quê vem do solo é sujo, imundo, povoado por criaturas estranhas, feias e peçonhentas. Essa percepção teria se consolidado no imaginário urbano a medida que ia se impondo uma mentalidade e uma estética da assepsia, e junto com ela, um modelo funcional de vida, ligada com o desenvolvimento industrial do capitalismo. Nesse momento, o lar vai deixando de ser uma unidade de produção e reprodução (de vida) para tornar-se um lugar de consumo.